Músico e compositor baiano (23/11/1962-). Antônio Carlos Santos de Freitas nasce em Salvador, na favela do Candeal Pequeno, bairro de Bro... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Carlinhos Brown

97

por:

Músico e compositor baiano (23/11/1962-). Antônio Carlos Santos de Freitas nasce em Salvador, na favela do Candeal Pequeno, bairro de Brotas. Adota o nome Brown - marrom em inglês - quando já é músico, depois de ter sido chamado assim em uma festa.

Primogênito dos nove filhos de uma lavadeira, aprende a ler e escrever com uma vizinha e vive de biscates na infância. Começa a tocar bongô aos 11 anos, ensinado por outro vizinho, Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô, que participa de rodas frequentadas por Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Na adolescência, trabalha como office-boy e faxineiro no Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia.

 Carlinhos Brown Estréia como músico em 1985, tocando pandeiro na abertura de um show de Caetano Veloso. No início dos anos 90 cria o grupo de percussão Timbalada e tem cinco músicas incluídas no disco Brasileiro, de Sérgio Mendes.

Em 1994 funda a ONG Pracatum, escola profissionalizante de música para adolescentes. Lança seu primeiro disco, Alfagamabetizado, em 1996. Uma de suas faixas, A Namorada, entra na trilha sonora do filme norte-americano Velocidade Máxima II, o que lhe rende uma participação especial na fita. Tem três filhos, dois dos quais com a filha do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, Helena, sua mulher atual. Seu último disco, lançado em 1998, é Omelete Man.