Escritor e professor de matemática fluminense (1895-1974). Seu nome verdadeiro é Júlio César de Melo e Souza. Por meio de ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Malba Tahan

97

por:

Escritor e professor de matemática fluminense (1895-1974). Seu nome verdadeiro é Júlio César de Melo e Souza. Por meio de seus romances, torna-se um dos maiores incentivadores do estudo da matemática no país. Formado pela Escola Nacional de Engenharia, trabalha como professor de matemática no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Em 1947 funda as revistas de recreação matemática Al-Karisme e Damião. Além de obras didáticas, dedica-se à literatura e escreve mais de cem livros. O romance O Homem Que Calculava, de 1938, dá-lhe notoriedade. Passada no Oriente, a história mostra aspectos curiosos do mundo da matemática.

Malba TahanEm julho de 1997, 23 anos após a morte do autor, o livro aparece em nono lugar na lista de obras de ficção mais vendidas do jornal Folha de S.Paulo. Com a fama, obtém do presidente Getúlio Vargas autorização especial para usar dois nomes na carteira de identidade, o verdadeiro e o pseudônimo.

Outras obras suas são os livros de contos Lendas do Oásis (1933) e O Livro de Aladim (1943) e o romance O Aviso da Morte (1948). Morre no Recife.