Perfil do profissional
Os profissionais conscientes da amplitude da função da informação na sociedade contemporânea, bem como do seu gerenciamento social, econômico e estratégico, e capacitados para gerir a organização e as novas tecnologias serão aqueles sobre os quais recairá o papel de articulador de áreas estanques como a de administração, a de informática e a de informação.
Isto aponta para a necessidade de um multiprofissional, capaz de associar o conhecimento das novas tecnologias a um perfil gerencial adequado, com competência para gerir todo o processo que envolve a informação, seja aquela advinda do ambiente interno ou do ambiente externo da organização.
O Bacharel em Arquivologia é um profissional que tem na sua formação acadêmica os requisitos necessários que lhe dão a condição de compreender o complexo contexto da sociedade da informação na qual as habilidades devem se voltar para o planejamento do processo de informatização e para a administração da informação arquivística como recursos estratégico e econômico. No bojo dessa questão, os arquivistas entendem que é necessário deixar de privilegiar e de administrar as máquinas e enfocar a aplicabilidade das novas tecnologias no tratamento técnico dos acervos documentais. Tal procedimento, significa transcender as técnicas tradicionais de ordenação de documentos para centrar sua atenção na gestão da informação sem, porém, perder de vista a utilidade das novas tecnologias que podem tornar-se ferramentas de trabalho valiosas e imprescindíveis.
Mercado de Trabalho
O arquivista está capacitado a atuar nas áreas de documentação e informação (arquivos públicos, arquivos de instituições educacionais, arquivos hospitalares, arquivos médico-odontológicos, arquivos empresariais, centros de documentação, centros de análise de informação, centros de restauração e de conservação preventiva de documentos, etc.), de comunicação e informação (emissoras de rádio e de televisão, jornais, empresas cinematográficas, videotecas, etc.), de cultura e lazer (arquivos históricos, museus de arte, galerias de arte, agências de turismo, etc.) e de tecnologia da informação (birô de microfilmagem, arquivos virtuais, setor de informática de empresas públicas ou privadas, etc.) executando, de acordo com a Lei n. 6.546, as seguintes atividades:
- planejamento, organização e direção de serviços de Arquivos;
- planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;
- planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies e das tipologias documentais e participação no planejamento de novos documentos e no controle de fotocópias;
- planejamento, organização e direção de serviços ou de centros de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;
- planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos;
- orientação do planejamento da informatização aplicada aos arquivos;
- orientação quanto à classificação, ao arranjo e à descrição de documentos;
- orientação quanto aos procedimentos de avaliação e de seleção de documentos, para fins de preservação ou de descarte;
- promoção de medidas necessárias à preservação de documentos;
- elaboração de pareceres e de trabalhos de complexibilidade sobre assuntos arquivísticos;
- assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-científica;
- desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.