Dramaturgo, diretor de teatro e cineasta paulista (12/12/1929). É considerado um dos maiores encenadores da atualidade pela montagem de Macuna&... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
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Antunes Filho

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Dramaturgo, diretor de teatro e cineasta paulista (12/12/1929). É considerado um dos maiores encenadores da atualidade pela montagem de Macunaíma, em 1978. José Alves de Antunes Filho nasce na capital paulista e inicia a carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A partir de 1950 realiza os primeiros teleteatros da América do Sul para as TVs Tupi e Cultura, atividade que mantém até 1960.

Em 1954 dirige Week-end no TBC e, no ano seguinte, realiza O Diário de Anne Frank em seu Pequeno Teatro de Comédia. Funda em 1965 o Teatro de Esquina, no qual dirige A Megera Domada. Em 1970 produz o filme Compasso de Espera, que recebe os prêmios Associação Paulista de Críticos de Arte e Governador do Estado de São Paulo, na categoria melhor argumento, e o Air France de Cinema, na de melhor diretor.

  Antunes Filho Em 1974 cria a Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo e, em 1978, o Centro de Pesquisa Teatral - responsável pelos grupos Pau-Brasil e Macunaíma -, onde dá aulas de formação de atores até hoje.

Em 1998 encena Prêt-a-Porter, peça escrita, dirigida e interpretada pelos próprios atores que a conceberam. Sua obra mais recente é Fragmentos Troianos, baseada em um texto de Eurípedes, que estréia na Turquia e no Japão em 1999. No decorrer da carreira, recebe mais de 60 prêmios, inclusive o de melhor espetáculo teatral de 1982, na Espanha, por Macunaíma, e o de melhor diretor no Festival de Teatro das Américas, realizado em 1987 em Montreal, no Canadá, com A Hora e a Vez de Augusto Matraga. Persiste na busca de um teatro puramente brasileiro.