Jurista, economista e político baiano (16/7/1756-20/8/1835). Considerado o introdutor do liberalismo econômico no Brasil, com a publica&c... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Visconde de Cairu

97

por:

Jurista, economista e político baiano (16/7/1756-20/8/1835). Considerado o introdutor do liberalismo econômico no Brasil, com a publicação, em Lisboa, de Princípios do Direito Mercantil (1801). É a primeira obra sobre economia política editada em português. Alguns historiadores também lhe atribuem a autoria da ideia de abertura dos portos brasileiros, em 1808.

Visconde de Cairu José da Silva Lisboa nasce em Salvador e forma-se em direito e filosofia na Universidade de Coimbra. De volta ao Brasil, ensina filosofia moral, grego e economia durante mais de 20 anos em sua cidade natal. Como deputado e secretário da mesa de inspeção da província da Bahia, acompanha o príncipe regente dom João em sua viagem de Salvador ao Rio de Janeiro, em 1808, quando a família real se transfere para o Brasil.

Escreve os livros Observações sobre o Comércio Franco e O Conciliador do Reino Unido, sobre economia política. Neste último defende as vantagens da monarquia constitucional. Após a independência do Brasil, é eleito deputado à Assembléia Constituinte de 1823 e propõe a criação de uma universidade no Rio de Janeiro. Recebe o título de barão em 1825 e o de visconde no ano seguinte. Morre no Rio de Janeiro.