Político gaúcho (8/5/1851-8/9/1915). Um dos mais poderosos do país no começo do século XX. Nasce em Cruz Alta e ing... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

José Gomes Pinheiro Machado

97

por:

Político gaúcho (8/5/1851-8/9/1915). Um dos mais poderosos do país no começo do século XX. Nasce em Cruz Alta e ingressa, em 1864, no curso preparatório para a Escola Militar do Rio de Janeiro. Aos 15 anos, participa como voluntário da Guerra do Paraguai. Entra em 1872 para a Faculdade de Direito de São Paulo e adere aos princípios republicanos.

José Gomes Pinheiro MachadoDe volta ao Rio Grande do Sul, é eleito senador em 1891 e participa da 1ª Constituinte republicana. Figura carismática, domina a máquina política do Rio Grande do Sul e conquista a liderança no Senado, formando um bloco majoritário sob seu total controle. Graças a isso, articula as lideranças políticas do Norte e Nordeste, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul a favor da campanha de Hermes da Fonseca à Presidência da República, contra o candidato dos paulistas, Rui Barbosa, em 1910.

Pretende suceder a Hermes da Fonseca na Presidência, em 1913, e só fracassa por causa da articulação dos partidos republicanos paulista e mineiro a favor de um candidato fiel à política do café-com-leite, que domina a República Velha. É autoritário e impulsivo na vida pública e trava vários duelos, com pistola e com revólver. Morre apunhalado no Rio de Janeiro.