Astrônomo polonês (19/2/1473-24/5/1543). Responsável pela descoberta do movimento de rotação da Terra sobre o seu próprio eixo e em torno do Sol. Nasce em Torun, uma cidade do leste da Polônia. Descobre seu interesse por matemática e astronomia na Universidade de Cracóvia em 1491.
Volta a Torun em 1496 e candidata-se a uma vaga no prelado da cidade vizinha de Frauenburg, onde um tio é bispo. Viaja para a Itália no mesmo ano com o objetivo de estudar os clássicos gregos e o direito canônico em Bolonha. Lá faz sua primeira observação de um fenômeno celeste: o eclipse da estrela Aldebaran pela Lua, no dia 9 de março de 1497.
Aprofunda suas pesquisas astronômicas na Universidade de Pádua, ao mesmo tempo que estuda medicina. De volta a Frauenburg, em 1506, constrói um pequeno observatório para investigar o movimento dos corpos celestes. Descreve os resultados de sua pesquisa em 1507, no livro Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste. No entanto, só o divulga em 1530, por receio da reação da Igreja Católica, então convencida de que a Terra era o centro do sistema celeste.
Em 1543 apresenta o sistema cosmológico com os princípios do heliocentrismo na obra Das Revoluções dos Corpos Celestes, que refuta a concepção de Ptolomeu e revoluciona a ideia que o homem da época tem de si mesmo como centro do Universo. Morre em Frauenburg.