Planalto submerso que orla todos os continentes. Apresenta-se topograficamente como uma superfície quase plana, com declives pouco acentuados até a cota de 200 metros. Como o efeito da erosão submarina é pequeno em grandes profundidades; esse planalto na sua parte submersa apresenta muitos acidentes.
Junto à plataforma continental encontra-se depósitos de origem continental, algumas vezes grosseiros e que se tornam finos, a medida que se aumenta a profundidade e a distância da linha da costa.
A gênese dos planaltos submersos, se resume num assunto, onde ainda existe grande controvérsia. Os geomorfólogos estudiosos da geomorfolgia submersa, área onde se encaixa o tema planalto submerso; tem como explicação várias hipóteses. A hipótese mais aceita, consiste em dizer que: eles teriam sido originados por efeito da erosão das vagas, nas bordas litorâneas e o seu consecutivo desgaste.
A região da plataforma continental é vista como uma continuação das terras emersas; e se constituem num prolongamneto da área continental emersa. Numericamente falando a plataforma continental estende-se desde o nível zero até a isóbata de 200 metros.
No planalto continental, devido à fatores como variações de temperatura e desuniformidade de iluminação, têm-se à ocorrência de nichos ecológicos bem definidos. O nicho encontrado abaixo da zona oceânica (talude continental), tem destaque para fauna carnívora. Esse fato é comprovado devido a inexistência de vida vegetal nessa região, o que levou esses indivídos à desenvolverem hábitos carnívoros. Já acima deste ponto, mais próximo à superfície, nota-se a presença de animais herbívoros, pois a presença da luz nesse local permitiu o crescimento da flora, e consequentemente deu condições para o desenvolvimento destas espécies de animais.
Os países atualmente tem como objetivo, incorporar as áreas de plataforma continental, com o intuito de que estas façam parte do bordo exterior dos continentes; e não como região continental marinha, pois sendo assim essas áreas não oferecerão perigo às embarcações.