Físico e químico inglês (22/9/1791-25/8/1867). Descobridor da indução eletromagnética. Nasce em Newington, fi... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Michael Faraday

97

por:

Físico e químico inglês (22/9/1791-25/8/1867). Descobridor da indução eletromagnética. Nasce em Newington, filho de um ferreiro, e começa a trabalhar aos 14 anos como aprendiz de encadernador. Dedica-se desde cedo à leitura de obras científicas.

Entra em contato com as descobertas das ciências por meio das conferências do renomado químico sir Humphry Davy, detentor do conhecimento mais avançado disponível na época. Torna-se seu assistente aos 21 anos e o acompanha em viagens pela Europa, visitando importantes centros de cultura.

Michael FaradayDe volta à Inglaterra, usa o laboratório da Royal Institution para fazer suas experiências. Apesar da pouca noção teórica, revela grande talento para a experimentação, conseguindo desenvolver avanços nos campos da química e da física.

Entre suas contribuições nas duas áreas, encontram-se experiências como a da liquefação de quase todos os gases conhecidos, o isolamento do benzeno, a criação do primeiro motor eletromagnético, a elaboração da teoria da eletrólise e o domínio da noção de energia eletrostática. Em 1824 é eleito para a Royal Society, em Londres.