Perfil do profissional
O curso de Ciência da Computação forma recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Dessa forma, o curso tem forte embasamento na área computacional, capacitando o aluno a especificar, projetar e implementar sistemas computacionais adequados às mais diversas necessidades.
A grande ênfase na utilização de laboratórios garante ao egresso habilidade prática na área. O Bacharel em Ciência da Computação deverá ter profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação, com capacidade para inserir em pesquisa tecnológica na área. Esse perfil o torna apto a projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software e, principalmente, com base nos conceitos adquiridos no curso, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software com qualidade.
Mercado de trabalho
A atuação profissional do Bacharel em Ciência da Computação consiste, basicamente, em desenvolver soluções tecnológicas para atender às necessidades da sociedade. Assim, nas mais diversas situações, encontra espaço para novas aplicações da computação. Alguns exemplos podem ser encontrados na rotina diária de empresas (computação envolvendo informações econômicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestação de serviços), no processamento de imagens geradas por satélites para previsões meteorológicas, em atividades ligadas à área da saúde (em hospitais, consultórios médicos e em órgãos de saúde pública), em sistemas de controle de tráfego aéreo, na comunicação através da Internet e nos sistemas bancários, entre outros.
Diferêncal entre os cursos de computação
Ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para executação em computadores eletrônicos.
Engenharia de Computação é um curso superior com disciplinas especializadas que combinam a Eletrônica e a Ciência da Computação.
Sistema de Informação lida com o fluxo de informações, trabalhando com redes de computadores e programas.
Enquanto em Ciência da Computação e Sistema de Informação existe um foco mais específico em matemática computacional, desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, e tecnologia das ferramentas base da computação, processos, automação, software embarcado, sistemas operacionais e compiladores.