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Redação no Vestibular, A

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Os vestibulares exigem que os candidatos produzam textos de diversos tipos, de acordo com a proposta de cada universidade. Os mais frequentes são:

Dissertação

Sendo a dissertação uma série concatenada de ideias, opiniões ou juízos, ela sempre será uma tomada de posição frente a um determinado assunto - queiramos ou não.

Procurando convencer o leitor de alguma coisa, explicar a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar um ideia, estaremos sempre explanando as nossa opiniões, retratando os nosso conhecimentos, revelando a nossa intimidade. É por esse motivo que se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivência, leitura, inteligência...) de uma pessoa através da dissertação.

  • expõe idéia / questão ao candidato, para que ele desenvolva um raciocínio sobre o tema e apresente conclusões;
  • candidato precisa fundamentar sua posição, fazendo a contraposição de argumentos;
  • persuadir o leitor quanto à opinião defendida;
  • ideias desenvolvidas de forma clara, objetiva e impessoal;
  • uso da norma culta da língua;
  • texto em 1ª pessoa não é proibido, é menos usual.

Proposta de dissertação – Uniicamp 2007

Leia a coletânea e trabalhe sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:

A introdução de novas práticas agrícolas produz impactos de ordem social, econômica, política e ambiental, envolvendo conflitos de interesses de difícil solução. Cabe a uma política agrícola consistente administrar esses conflitos, propondo diretrizes que considerem o que plantar, onde, como e para que plantar. Pensar sobre a geração de bioenergia é uma desafio para a política agrícola atual.

Instruções:

1) Discuta o que significa destinar a produção agrícola brasileira para a geração de bioenergia.
2) Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar os impactos negativos e positivos e os impasses dessa destinação.
3) Explore tais argumentos de modo a justificar seu ponto de vista

Narração

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.
A narrativa impõe certas normas:

  • Apresentar uma história, apresentando: personagens, local, situação, complicação, clímax e desfecho do conflito;
  • A escolha do foco narrativo é livre (trama / onisciente);
  • Não é preciso seguir ordem cronológica. É necessário coerência entre as partes.

Proposta de Narração – Unicamp 2007

Leia a coletânea e trabalhe sua narração a partir do seguinte recorte temático:

As práticas agrícolas podem ser alteradas pela introdução de novas tecnologias, pela redefinição de culturas agrícolas, pela mudança na destinação dos plantios, pelas modificações na organização do trabalho. Tais alterações deixam marcas profundas na paisagem física e humana das regiões do país.

Instruções:

1) Crie um(a) personagem que viveu um processo de transformação na agricultura de alguma região do Brasil.
2) Narre as consequências desse processo de transformação na vida do(a) personagem e descreva o cenário rural onde ocorreu.
3) Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Carta

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seção de jornal ou revista.

  • Esfera pessoal (para um amigo) ou relações políticas (reclamações, pedidos, reivindicações, apoios);
  • Estrutura: data, local no topo da página, uma saudação (grau de intimidade), corpo do texto e assinatura;
  • Carta Argumentativa: persuadir o interlocutor da necessidade de seu pedido ou da pertinência de sua reclamação;
  • Linguagem adequada ao destinatário.

Proposta de Carta – Uniicamp 2007

Leia a coletânea e trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temático:

A relação da agricultura com o comércio internacional está marcada por barreiras tarifárias, sanitárias, ambientais, que demandam constantes negociações entre os produtores agrícolas e o Estado.

Instruções

1) Escolha um produto agrícola brasileiro de exportação ou seu derivado.
2) Argumente, a partir do ponto de vista de um produtor, contra uma barreira internacional imposta a esse produto.
3) Dirija sua carta a uma associação representativa do setor, solicitando medidas efetivas.
Obs.: Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a não se identificar.

Professora Célia Regina Béo